• Acne X Páscoa

    Acne X Páscoa

    Acne. Se você é adolescente, não vê a hora de se livrar dela. Se você já é adulto, não acredita que ela voltou. Felizmente, as melhorias nos tratamentos contra a acne nas últimas duas décadas significam que você não tem mais que conviver com ela.

    Com a proximidade da Páscoa, muitos se perguntam: afinal, comer chocolate piora a acne?

     

    Não existia nenhuma comprovação científica que relacionasse o consumo de chocolate ao aparecimento da acne. Até pouco tempo, o fato de a acne piorar quando se comia chocolate era considerado um mito.

    Novas pesquisas indicam que existiria uma forte relação entre comer grandes quantidades chocolate e a piora do quadro de acne em pacientes predispostos. São estudos ainda pequenos e iniciais, realizados apenas com chocolates amargos, e, talvez por isso, ainda seja cedo dizer que há evidências para confirmar tal tese.

    A participação do chocolate no processo inflamatório da acne parece ser indireta. Uma das explicações estaria no fato de que as glândulas sebáceas não respondem diretamente aos alimentos e sim aos hormônios produzidos pelo próprio organismo após a ingestão de grande quantidade de gordura. O chocolate contém muita gordura saturada (e por isso é esperado que algumas pessoas propensas ao desenvolvimento de acne apresentem mais lesões após o abuso da ingestão desta guloseima).

    Em alguns pacientes o chocolate participa do processo inflamatório acneico e, em outros, não. Pode ser desafiador identificar o papel do chocolate na acne em cada indivíduo mas, uma vez identificado, oriento consumir porções de chocolate moderadas (sem exageros, no máximo 100g por dia). Além disso, o chocolate não é um completo vilão: ele é rico em flavonóides, substâncias conhecidas por suas propriedades antioxidantes, com papel importante na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.

    O segredo pode estar no equilíbrio. Melhor do que abster-se totalmente do chocolate é evitar a acne alimentando-se melhor e cuidando adequadamente da sua pele. O hábito de consumir frutas, verduras, legumes e cereais ajuda no melhor funcionamento do intestino, facilitando a eliminação das gorduras uma vez que estas são carreadas pelas fibras.

    Já os tratamentos para acne são inúmeros. O mais importante é resistir à tentação de apertar as espinhas e não usar receitas caseiras do tempo da vovó. Quanto antes um dermatologista for consultado, mais bem sucedido será o tratamento.

    Da próxima vez que for consumir chocolate, coma sem culpa, mas controle na quantidade. E para os chocólatras, uma dica: procure inserir uma barra de 30g todos os dias em seu lanche da tarde, para evitar compulsões.

    Leave a reply →
  • Posted by Carla on April 3, 2012, 9:02 pm

    muito interessante! nunca tive esse problema com acne… acho que sem perceber já sigo sua dica: quantidades pequenas! mas como praticamente todo dia :)

    Reply →
  • Posted by Isadora on April 4, 2012, 2:40 pm

    Pois eu já sou o contrário. Ainda bem que não tenho predisposição, pois comigo não tem essa de pequenas quantidades! Mas acho que inserir essa barrinha pode ser uma boa! : )

    Reply →
  • Posted by Anamaria on April 4, 2012, 7:28 pm

    Dra. Camila,
    lamento não tê-la conhecido médica na minha adolescência. Eu teria seguido seus conselhos à risca e evitado o terrível incômodo que é a acne e sua consequência na vida adulta: as marcas que ela deixa.

    Adorei o post, estou recomendando para minhas amigas chocólatras!

    Reply →

Leave a reply

Cancel reply