• O ABC do Laser

    Ao contrário do que dizem por aí, os lasers não são todos iguais!

    Existe um indicado para para cada tipo de tratamento. Existem aparelhos específicos para tratar problemas com melanina, alguns com mais afinidade pela água presente na pele, mas podemos dizer que a principal diferença entre eles está no comprimento de onda, que é que define a profundidade da penetração da luz e o alvo no tecido. Por isso é tão importante ter a avaliação prévia de um profissional capacitado, que indicará o laser mais adequado para o tratamento.

    Para casos de rugas, estrias e cicatrizes, por exemplo, o laser de CO2 é o mais indicado. Ele possui comprimento de onda de 10500 nanômetros (maior profundidade) e apresenta grande afinidade pela água presente na pele, aquecendo e destruindo o tecido com mais rapidez e estímulo para a regeneração de uma pele nova, com mais vida.

    Para peles morenas e negras, deve-se ter um cuidado especial, pois esse tipo de pele tem muita melanina, que é alvo de muitos lasers, e por isso maior risco de o laser não tratar só o alvo que queremos ( mancha, pelo), mas tambem queimar a pele do paciente, deixando manchas claras e até cicatrizes. Além disso, as peles com tonalidade mais escuras tendem a desenvolver a hipercromia pós-inflamatória, que é o escurecimento do tecido no local onde sofreu algum processo inflamatório. Por isso, vale ressaltar a importância de um profissional qualificado no procedimento.

    O mesmo vale para peles bronzeadas de sol. Neste caso, inclusive, é recomendado que o procedimento não seja realizado. E sobre o período após a aplicação do laser, orientamos fortemente que o paciente faça uso do filtro solar e evite a exposição ao sol.

    Muitas pessoas também me perguntam se o laser dói. Não há motivos para mentir. A maioria dói sim, mas não o suficiente para fazer um paciente desistir do tratamento. E, na maioria dos casos, pode-se usar anestésicos tópicos para aliviar o incômodo. Ao usar o laser, seja qual for, provoca-se uma espécie de queimadura na pele e, consequentemente, a dor. Outros aspectos como a região a ser tratada, a intensidade do laser e o tipo de pele da pessoa influenciam diretamente na intensidade da dor, caso ela exista. O número de sessões necessárias para atingir o resultado final também varia de acordo com essas especificações.

    PostABCLaser_Texto

    Especificamente sobre a depilação a laser, é importante saber que o laser “enxerga” os pelos por meio da pigmentação. Ou seja, a luz do aparelho encontra melhor os pelos mais escuros. Portanto, em alguns casos a eliminação é completa e, em outros, não. A área a ser depilada, o volume de pelos e o tipo de laser usado também influenciam no resultado. Além disso, é importante saber que todas as áreas do corpo podem ser tratadas, inclusive a região pubiana completa. Para começar, é indicado que se escolha áreas que não ficam expostas ao sol, como axilas, por exemplo.

    E se você ainda está se perguntando se vale a pena encarar o laser, saiba que – além de ser extremamente eficaz no tratamento e regeneração da pele – ele ainda acumula benefícios no quesito depilação. Contra os pelos o resultado é definitivo ou, pelo menos muito mais duradouro que o uso da lâmina ou da cera. Também evita pelos encravados, foliculite e até abcessos (acúmulo de pus) recorrentes da depilação com cera ou lâmina. Enquanto os outros métodos tendem a escurecer a região depilada, o laser atua de forma contrária, clareando a área. E ainda reduz os traumas na pele e, por consequência, a hipercromia pós-inflamatória, que escurece a pele, citada anteriormente.

    A popularização do laser nas clínicas de dermatologia não é à toa! Além das indicações e benefícios já comentadas, essa técnica é bem eficaz em muitos outros tratamentos como remoção de tatuagens, clareamento de manchas de pele (tanto marrons quanto vermelhas), redução de vasos sanguíneos dilatados, acne, tumores de pele benignos e malignos, rosácea, psoríase, hidrosadenite, micoses e muito mais!

    Portanto, não tenha medo do laser! Procure um profissional qualificado e usufrua de uma pele mais bem cuidada e bonita!

    Leave a reply →

Leave a reply

Cancel reply